quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Dúvida


A dúvida é boa e é ruim.

É boa porque inquieta nosso espírito e nos tira daquele estado de onipotência - quase original - e nos lança para o mundo da realidade humana, ou seja, nos faz pensar que a verdade absoluta talvez não esteja em parte alguma.

É ruim porque fica nos lembrando exatamente do que queremos esquecer. Nossa im - potência. Nosso não saber, nossa insegurança, nossa fraqueza diante de uma decisão.

A dúvida aparece sempre diante de uma decisão que devemos tomar. Isso parece tão óbvio! Porque falar sobre algo tão simples. Será mesmo?

A dúvida me parece agora uma dimensão da nossa realidade que estabelece conosco o jogo da potência x impotência.

Alguns que sabem dele, se arriscam a jogar. Outros, talvez mergulhados na mesmice das pseudo-certezas, negam sua existência.

Os que jogam me parecem os angustiados que se dizem felizes. Tem noção da impermanência e da finitude e estão por aí se arranhando pela vida, se esfolando em busca de significados e algumas verdades comuns, ao menos. Se arriscam a ser criativos diante da crise. Inventam algo, se superam.

Os que negam? Aí!!!! Sei lá o que tem sido feito deles.

Alguém tem alguma idéia?

5 comentários:

  1. Alguem tão singular como vc, jamais deve passar despercebida. suas viagens como vc diz, reflete o mundo de outras pessoas também. Confesso que vc me inspira em muitas coisas na vida. Assim como vc, já busquei verdades em lugares infimos, espalhafatosos, deslumbrantes, mas a única verdade que consegui enxergar, é que só existe uma unica verdade, "ela não existe".
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Então...acho que estamos indo para um lado semelhante. Apareça sempre para conversarmos.
    bjk

    ResponderExcluir
  3. A dúvida traz o benefício de nada perder. Se não opto, nada perco...O ato em suspensão me protege.

    ResponderExcluir
  4. Que frase bonita heim...o ato em suspensão me protege...você tem umas frases de efeito mesmo Ci!
    Adorei essa e, de fato, expressa aquilo que muitos preferem, ou seja, não decidir.

    ResponderExcluir
  5. Pois é professora...sentiremos saudades!!!
    Mas enfim...acredito que não existe verdade, mas sim verdades, eu tenho a minha, vc tem a sua, aquilo que é bom pra mim, não é bom pra vc e assim vamos vivendo...até chegar um dia que aquela verdade já não existe mais, pq aparece uma outra, pois somos seres que temos a possibilidade de estar mudando a cada dia, a dúvida é inevitável, sempre vamos tê-la, basta cada um saber lidar com ela e arriscar para poder encontrar uma verdade que vai ser boa pra si e cabe aos outros respeitá-la.
    Bjo grande.
    Fernando Ervolino.

    ResponderExcluir