domingo, 10 de maio de 2009

O coração


Falar sobre o coração é de alguma maneira olhar para o centro de nossas vidas.

O coração abriga a alma e é claro que se a alma está feliz ele está ótimo. Se a alma está triste ou ansiosa ele responde sinalizando para cada um de nós o que, talvez, não esteja tão bem.

O coração acompanha nossos ritmos.

Se estamos de bem com a vida, mal percebemos sua presença. Ele bate tão mansamente que até nos esquecemos dele. Este batimento é tão bom que nos sentimos leve, quase flutuando, nossa respiração é mansa, pausada.

Diferente é o momento em que estamos tristes. A presença de um aperto no coração nos lembra que talvez precisemos chorar, elaborar um luto, colocar um ponto final.

A expectativa ou a ansiedade levam o coração a uma corrida frenética e o valente coração, de uma maneira nada sutil e rápida nos fala: "Estou aqui para enfrentar tudo junto com você!"

Mas, por vezes, o coração pode se cansar de tanto esforço e sinalizar com um "mal estar" que é hora de parar. De parar de correr atrás de sonhos que não vão se realizar, simplesmente porque alguns sonhos não se realizam, nada mais.

O coração é um grande companheiro, do qual quase sempre nos esquecemos.

Eu amo meu coração, embora algumas vezes o faça sofrer um pouco com minhas exigências descabidas.

O que você sente pelo seu?

8 comentários:

  1. Oi Amiga Rosalice,

    Lindo isso, tem sua cara, muito especial mesmo...
    Quanto ao meu coração, ele é sim meu companheiro, meu confidente, meu amigo de todas as horas, as vezes eu também o faço sofrer,mas ele sempre aguenta firme, as vezes ele doi, doi muito e eu sinto que ele chora, choramos juntos...
    Hoje eu sei que ele me acompanha, eu o sinto, eu aprendi a prestar atenção nele, gosto de saber que ele esta ali, e o respeitarei quanto ele quiser parar, tenho essa certeza...
    Realmente, o coração acompanha nossos ritmos!
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  2. Legal Mara. É bom saber que partilhamos coisas com os outros em nossas "viagens".

    bjk

    ResponderExcluir
  3. Às vezes sinto algo que nem sei ao certo dizer, mas é certo que o que sinto tem um por que, um porém e um pra que!
    O coração bate num ritmo acelerado, quase descontrolado e quando penso que jé me acostumei, ele simplesmente altera seus compassos; como se estivesse sinalizando o momento de refletir, repensar e recomeçar...
    Talvez, não haja melhor lugar para se guardar as emoções mais intensas do que o coração, sendo elas boas ou não. É certo que não se pode ter controle sobre tudo (ou sobre nada), mas também vale a primícia de que nada acontece por acaso.
    Assim, não importa se o coração bate, apanha, conduz ou é conduzido; é apenas uma questão de saber escutar o que ele, insistentemente tenta lhe apontar.

    ResponderExcluir
  4. Amei!
    Que lindo isso que você escreveu.
    Meu coração vibrou.

    bjk

    ResponderExcluir
  5. Linda msg Rosalice.
    Posso dizer que o meu coração é a fonte da minha emoção, dos meus sentimentos, dos meus sonhos e desejos. Ele fala, se expressa, ri, sofre e chora.
    O meu coração é especial, pois dele transborda emoções significativas. Às vezes, ele bate a mais de mil, principalmente pelo amor ou pela falta de alguém.
    Mas há momentos em que se deve acalmá-lo, pois se deixar, ele pode se descontrolar e adoecer. É nesse momento que a razão, aquela amiga mais velha da emoção, chega pra ajudar e diz ao coração para relaxar. E tranquilizando-se e estando bem possa sim, bater a mais de mil pelo que realmente vale a pena e é bom ser vivido. Por algo ou alguém que tenha um coração tão especial quanto o meu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Dri,

    Uau!
    Que linda declaração de amor ao seu coração. Gostei mesmo. É bom saber que você está cuidando de uma parte tão especial de você. Ter um coração bem cuidado é quase um atestado de adequação à vida.

    bjk

    ResponderExcluir
  7. meu coração é um músculo cheio de sangue/
    às vezes ele não anda bem, pula, salta,
    sopra.... fffff....ssss....
    até hoje, não parou definitivamente.
    ele já "parou" quando me desesperei
    ele "doeu" quando sofri
    ele ficou "espremido" quando me senti impotente
    ele saiu do ritmo quantas vezes me assustei...
    quase sufoquei uma vez...
    parece, em alguns momentos, que ele sobressalta e sobrepassa de sobreaviso
    quando estou na corda fina que desfia
    e me desprende... e caio...
    já morri do coração umas dez, doze, vinte e tantas vezes.
    achei que o meu "pobre coração" não resistiria a perda do primeiro amor
    achei que meu coração "vagabundo" desapareceria num beco escuro quando me envergonhei de mim mesma...
    meu coração, não sei por que, bateu feliz quando vi alguém...
    ele quis "guardar o mundo em mim"...
    meu coração subiu desceu enveredou ficou por baixo alucinou gritou doeu
    e nem por isso deixou de bombear sangue
    ainda quando o sangue sumiu de medo...
    coração é oco... é vazio...
    sistole e diastole
    tem forma e cor e calor
    eu nunca o vi
    vou doa-lo quando eu morrer
    ele sobreviverá noutro peito
    se estiver saudável e com folego.
    ele não me faltará
    porque o sonho da morte
    oxalá, não precise de músculos...
    Mariangela

    ResponderExcluir
  8. Mari,

    Seu comentário chegou como anônimo.
    No entanto, ao iniciar a leitura já sabia que se tratava de você.
    Fui, vagarosamente, lendo cada palavra, sentindo cada sentimento,viajando em suas vívidas palavras.
    Uma das melhores coisas dessa minha vida de viajante é ter como companheira, você.
    Querida amiga, você é muito importante para mim.
    Nesse momento, a gatinha Dori disputa minha atenção.
    Aparece ao vivo, please!

    bjk

    ResponderExcluir