quinta-feira, 30 de abril de 2009

Uma viagem ao mundo da solidão


Hoje, um pouco de solidão bate à porta.

Abro e me proponho a ter uma conversa.

Depois de um tempo percebo que ela se mantém indiferente aos meus comentários sobre "apego" e "necessidades de relacionamento".

A solidão quer falar sobre assuntos de outras "paragens". Lugares nunca antes visitados, experiências colhidas na singularidade.

Na verdade, quase deixa perceber que objetiva me distrair do desejo de "estar com alguém" me seduzindo mansamente para que eu esteja "em mim" - ei! quantos "ms".

Meu olhar interno ainda insiste um pouco em lembranças, detecção de presenças-ausentes, mas a solidão me reconduz aos escritos.

Minha solidão é poeta? escritora? Talvez aspirante a um Alguém com palavras. Rio dela e pela primeira vez, rimos juntas. E que sensação de leveza me prenche!

Percebo então que quando faço algo para ser alguém de modo único, minha solidão fica feliz.

Talvez a solidão não seja nada além de um "eu esquecido" que quando lembrado se torna uma "presença inseparável" preenchedora de espaços vazios em mim.


E você o que pensa da solidão?

19 comentários:

  1. Penso que a solidão nos remete ao nosso "EU" desconhecido e permite com que possamos entrar em contato com esse "EU". Neste ponto, vejo que aprendemos alguma coisa, trazemos conteúdos antes inexplorados como seres humanos inseridos no mundo devido nossa rotina diária que nos sufoca. A solidão a meu ver, traz conhecimento e sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Pelo que entendi pensamos parecido. Bom saber que neste mundão nos encontramos, mesmo na "solidão".
    Pena não saber quem você é!

    Até

    ResponderExcluir
  3. Para que tão somente pensar a solidão se podemos vivê-la? Por que não vivê-la se nos é tão familiar sua companhia?
    Como ignorar sua presença se não somos capazes de viver sua ausência? Se insistimos em fazer do "vazio", um mar de possibilidades mil?


    Dar espaço a solidão, não significa necessariamente se render à ela, mas explorar seus conteúdos e, quem sabe, lançar suas cores sobre uma tela.
    Enfim, é ter, muitas vezes sem consentimento, a presença de uma ausência...

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosalice,
    As voltas com a solidão de novo?!!
    Penso que a Solidão pode caminhar basicamente por dois polos, um que nos permite (quando há serenidade) refletirmos sobre nossas vidas, gestos, atitudes e emoções, e, outro que nos leva ao distanciamento das pessoas, das situações, em especial as adversas no sentido de diferente daquilo que acreditamos ser conhecido ou certo. Penso que nesse caso a solidão assuma um aspecto negativo pois, nos coloca em uma condição de falsa segurança e o que é pior nos impede de adquirir um autoconhecimento verdadeiro e, que só vêm nas relações com o outro!
    Bjs,
    Marcinha

    ResponderExcluir
  5. Não consegui colocar meu nome no comentário mas, sou o Germano. Tentei colocar meu nome porém, so aceitou como anônimo mas, enfim, obrigado pela atenção e por disponibilizar espaço para comentarios em seu Blog.

    ResponderExcluir
  6. Marcia,

    Oi querda!
    Existe algum momento que não estamos às voltas com a solidão?
    Ela é uma companheira.
    Bjk

    ResponderExcluir
  7. Karen,

    Parece que a solidão é uma parceira sua também.
    bjk

    ResponderExcluir
  8. A solidão nos faz refletir sobre quem somos, o que queremos e pra onde estamos indo. Vejo isso como algo positivo pois o maior desafio do ser humano ficar a sós consigo mesmo e isso ao meu ver é saudável e construtivo.
    pois se não hover este período de solidão em nossas vidas, nos fundimos com o outro e esquecemos a nossa própria essencia e muitas vezes nem percebemos se estar com o " outro" realmente é melhor do que estar só!!
    Rosimeire

    ResponderExcluir
  9. solidão é lava
    que cobre tudo...
    (...)
    solidão palavra
    cravada no coração
    (...)
    danço eu, dança você
    a dança da solidão....

    solidão é poeta? é escritora?
    ela pinta? ela canta?
    é musica? ela dança?

    a solidão, rosal ice cream,
    é linda!!!

    é uma trilha magnífica
    entrestrelada, entrelaçada
    galáxia

    ela é
    o solitário tropeço
    sem ela não encontramos
    a árvore da vida
    que somente em nossos corações
    vive

    arvores são altas e profundas
    elas buscam a vida na terra escura
    e acolhem vidas em suas copas
    bênção e oferenda

    acho que a solidão é assim também
    é quando estamos completos
    dadivosos
    enraizados e elevados

    a solidão é como a saudade
    seu epicentro é o amor
    o sorriso e o bem

    só choramos a solidão
    e a saudade
    quando nos perdemos delas...
    ...desejosos do que não é
    ou não está...

    cara rosalice,
    a solidão que aspira por palavras
    é poesia que satisfaz desejos
    e cria o centro...
    sim? não?

    encontre logo a solitária poeta!!!
    e tudo vai dar pé na trilha entrestrelas...
    larilará... lá...rá rá...

    tirando a solidão,
    o que fica???
    sss....

    bjs da Mari

    ResponderExcluir
  10. Mari,

    Linda Mari!
    Poeta incansável,
    Dádiva aos nossos corações.
    Que dizer de palavras tão sensíveis e
    carregadas de uma vida tão vívida?
    Claro que vivo tentando estabelecer contato com a fada da poesia, mas ela é fugidia,
    abandona meu coração e vai visitar outras paragens.
    Afinal, são tantos os corações conscientemente solitários que ela precisa, por vezes inspirar.....
    A nós resta, em sua ausência, arremedos de inspiração.
    Corações saudosos de uma vibração humanamente verdadeira.

    Bjks mil.

    ResponderExcluir
  11. Rosimeire,

    É isso mesmo querida.
    Também penso isso. Muitas vezes a mistura com o outro faz com que percamos a dimensão de nossa singularidade.
    A solidão é uma boa companheira.

    bjk

    ResponderExcluir
  12. Solidão: amiga ou inimiga?
    É dificil definir não é verdade? Penso que em alguns momentos ela nos cobre de reflexões, nos impulsiona a nos erguermos e a lutar por um objetivo, uma meta, um sonho...nos faz olhar para dentro de nós e a buscar a compreensão de quem somos, o que queremos e a conquistar os nosso ideais.
    Em outros, nos faz sentir pequenos, esquecidos, abandonados, como se não houvesse nada, como se ninguém se importasse...Nesse momento surge uma força não sei de onde que nos impede de cair trazendo a sensação de sermos capazes, de sermos grandes e especiais e penso então que nesse crescimento, mais que uma companheira, a solidão surge como alguém que ensina e nos faz abrir os olhos para nosso mundo interno e a tirar aquilo que existe de melhor em cada um de nós.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Dri,

    Muito fortes suas colocações. Tenho a sensação que já experimentou muita a companhia da solidão.

    bjk

    ResponderExcluir
  14. Que percepção hein Rosalice?
    É por isso sou fascinada por seus comentários, questionamentos e reflexões. Sua percepção e sensibilidade, as "sacadas" que você tem me encantam. Aprendo muito com vc. Obrigada por isso.
    E não apenas já experimentei como estou experimentando (ai ai ai...de novo, rs). Mas a solidão faz parte da vida, não há como fugir, até mesmo rodeada de pessoas, cercada por uma multidão podemos nós sentir sós. Mas melhor disso é o que vem depois quando nos olhamos e nos encontramos, o aprendizado, o crescimento...
    Um beijão

    ResponderExcluir
  15. Rosalice,
    sou uma companheira fiel da solidão apesar de ter muitos a minha volta.
    acredito que como eu há poucos no mundo porque eu sei que a solidão existe, que ela esta sempre comigo, que ela me acompanha, por isso não a classifico como solidão, mas como companhia...
    é um sentimento misterioso e ambiguo, é bom tê-la, é triste depender dela, mas, hoje, acredito que ela me escolheu para parceira, por isso aprendo com ela, compartilho de segredos com ela, fiquei amiga dela...
    bjs

    Mara

    ResponderExcluir
  16. Mara,

    Amiga querida....entendo bem o que você fala.
    bjk

    ResponderExcluir
  17. ... minha cara...
    acho que a fada da poesia não te abandona,
    ela apenas adormece,
    repousa e torna a pousar
    na imensa copa florida entre sonhos.
    ela não te abandona,
    ela se esconde,
    ela cala,
    espreita.
    a poesia é o ar
    que entra pelo seu nariz
    ela não te abandona
    nem quando você espirra.
    saúde!
    a poesia é o liquido vermelho dentro
    rizomassssstral...
    raizzzzzzz....
    ssssilenciosa
    rrrrosa...

    já percebeu
    que você tem cara
    de poema?

    bjuizzzz

    Mari

    ResponderExcluir
  18. Lindo...adoro você e preciso conversar muito.
    Me liga

    bjk

    ResponderExcluir